A Clínica

O que é Psicoterapia?

 

A Psicoterapia faz parte da área da saúde. Embora a definição de saúde não seja simples e suscite diversas respostas, sendo fruto de incontáveis debates, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a define como "um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença". Nesse sentido, é imprescindível a cooperação entre diversas áreas para a promoção da saúde.

E qual é o papel do psicólogo e, especificamente do psicoterapeuta, neste processo? Na era da informação, da medicalização e de uma cultura que prioriza o corpo, é comum darmos atenção aos problemas psíquicos apenas quando estes tomam proporções extremas. O fato é que, assim como outros serviços de saúde, a psicoterapia não precisa ser um recurso de emergência e nem se reduzir apenas à prevenção de transtornos graves. Para além disso, e dentro do conceito de promoção de saúde, a psicoterapia deve ser encarada como um processo contínuo de cuidado e conhecimento de si. E neste processo, ao estarmos mais atentos às nossas necessidades, podemos experimentar formas mais espontâneas e menos automáticas no nosso dia-a-dia.

Com frequência, o sofrimento emocional está relacionado à repetição, paralisia, não criação e frustração das nossas ações no mundo, ou seja, ao desperdício de energia que nos fixa em uma única forma de agir, sem satisfação. Neste sentido, o processo de psicoterapia em Gestalt está voltado para o resgate e desenvolvimento de uma postura interdependente, criativa e mais livre na vida.

O psicoterapeuta que utiliza a Gestalt Terapia como método de trabalho, é um "parceiro de caminhada" enquanto dura a terapia, viabilizando, através de vivências, que o cliente conheça, nomeie e eleja os aspectos de sua existência que precisam de atenção, cuidado e resignificação. O autor do processo é sempre o cliente. é ele quem identifica os aspectos dolorosos e prazerosos de sua vivência. é ele quem convive consigo e sente como as coisas implicam em dor e sofrimento ou quando começam a melhorar. A Gestalt Terapia é um referencial de trabalho que se presta a resgatar a saúde pelo respeito à alteridade e não buscando encaixar as pessoas num referencial teórico patológico "a priori". Nesta forma de psicoterapia a pessoa descobre formas de lidar com a sua vida de maneira mais saudável, encontrando possibilidades criativas de resolução das situações que lhe trazem desconforto emocional.

Informe Revista Eletrônica Aw@re

Caros colegas,

Está disponível a segunda edição da Revista Eletrônica Aw@re. O acesso esta disponível através do site http://comunidadegestaltica.com.br/revistas

Entre e conheça nossas novas publicações!

Angela Schillings Editora Geral

Contato

Rua Irmão Joaquim, 169 - Centro
88.020-620
Florianópolis - SC - Brasil

Fone/Fax: +55 (48) 3222 7777

centro@comunidadegestaltica.com.br

CRP: 012/0113-PJ