Curso de Formação Plena em Gestalt Terapia

Apresentação: O Curso de Formação Plena em Gestalt Terapia conta com a direção e coordenação da psicóloga e Gestalt-terapeuta Angela Schillings – CRP 12/00080, que desde 1989 é responsável pela formação de inúmeros gestalt terapeutas no estado de Santa Catarina e de outros estados brasileiros.

O curso tem como perspectiva preparar o profissional em relação ao modelo teórico e metodológico da Gestalt-terapia, dando-lhe sustentação necessária para seu trabalho nas diversas áreas da psicologia, tanto na clínica, quanto nas diversas atividades das políticas públicas de saúde.

 

Corpo docente: Temos na nossa equipe a participação de Gestalt-terapeutas de várias partes do país, reconhecidos pela introdução, desenvolvimento,  atualização e divulgação da Gestalt-terapia no Brasil (vide Equipe da Escola).  Estes profissionais participam efetivamente das atividades do curso, enquanto professores de disciplinas, orientadaores da prática clínica e coordenadores de workshops, disponibilizando aos alunos conhecimento, experiência e respeito pela singularidade de cada treinando se tornar gestalt terapeuta.

 

O referencial do nosso Curso de Formação Plena contempla em seu ensino teórico/prático e expereriencial, a base dos ensinamentos que originaram a Gestalt-terapia, a partir do livro que formalmente funda a abordagem - "Gestalt Therapy" de Perls, Hefferline e Goodman, de1951, bem como possibilita aos alunos um contato continuado com a diversidade de autores nacionais e internacionais, visando enriquecer o conhecimento e o exercício da prática profissional.

 

Estrutura do curso:

a) carga horária de 600 horas, cursadas em 03 (três) anos, proporcionando ampla fundamentação teórica e prática sustentada pela metodologia fenomenológico existencial dialógica, que possibilita o aprendizado da Gestalt-terapia através de atividades teórico/técnico/experienciais, visando a formação de profissionais capacitados a trabalhar de forma ética e consistente nos seus campos de inserção, desenvolvendo e aprimorando  a Gestalt-terapia;

b) infraestrutura em espaço confortável, com sala de estudos e ampla biblioteca com mais de 800 títulos da Gestalt-terapia e Psicologia Clínica em geral e com salas equipadas para atendimentos nas modalidades: infantil, adolescente, adulto, casal e grupos;

c) corpo docente composto por Gestalt-terapeutas com longa experiência clínica na Gestalt-terapia e com especificidades de atuação, disponibilizando suporte consistente no ensino e manejo da prática clínica em suas diversas possibilidades;

d) conselho participativo efetivo entre equipe e alunos, desenvolvendo assim o sentido de unidade na forma e conteúdo do curso, condizente com a postura gestáltica dos integrantes do Centro.

 

Objetivos do Curso

Geral:

O Gestalt-terapeuta formado pelo Comunidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia deverá estar capacitado a exercer sua prática profissional de forma ética e coerente com os aportes teóricos metodológicos e éticos que constituem a Gestalt-terapia, inseridos na realidade social brasileira.

Específicos:

a) compreender as teorias psicológicas que dão sustentação à construção teórica da Gestalt-terapia;

b) refletir filosoficamente sobre a fenomenologia existencial dialógica que subsidia a visão de homem e visão de mundo da Gestalt-terapia;

c) compreender o modelo conceitual específico da Gestalt-terapia relativo à saúde e à patologia;

d) compreender a dinâmica clínica da Gestalt-terapia no que se refere ao diagnóstico, processo e intervenção em suas diversas formas: neurose, sofrimentos emocionais agravados e psicoses.

e) aprimorar o exercício ético da prática profissional através da postura gestáltica onde a orientação da prática clínica e a experiência de processos grupais são fundamentais;

f) desenvolver a capacidade de reflexão e elaboração teórica da prática profissional, através de Trabalho de Conclusão de Curso que possua relevância social e científica à realidade brasileira.

 

Programa:

Módulo I - Fundamentos Teóricos

Este módulo é composto por disciplinas que oferecem ao aluno uma visão da construção histórica da Gestalt-terapia, possibilitando a compreensão da inserção desta abordagem na psicologia; contempla também o estudo das teorias de base, entre elas: Psicologia da Gestalt, Teoria de Campo e Teoria Organísmica. Também possibilita a reflexão da filosofia fenomenológico-existencial-dialógica no que ela possui de sustentação à criação e desenvolvimento teórico e prático da Gestalt-terapia.

Disciplinas: Introdução a Gestalt-terapia; Bases Fenomenológicas I e II; Teorias de Sustentação do Contato I e II.

Módulo II - Construção Teórica da Gestalt-terapia

Este módulo é composto por disciplinas teóricas e de experimentação prática que explicitam os conteúdos que sustentam a aplicação clínica da Gestalt-terapia. Estas disciplinas contemplam os conceitos essenciais em GT: awareness e suas formas; contato e suporte, fronteira-de-contato, funções de contato; Self, suas funções e dinâmicas tanto nos ajustamentos criativos, quanto nos ajustamentos disfuncionais. Este conhecimento possibilita a compreensão da ação do gestalt terapeuta na prática clínica e nas políticas públicas de saúde, com ênfase na ética disponibilizada pelo Encontro Dialógico.

Disciplinas: Teoria da Awareness; Teoria do Contato I, II e III; Teoria do Self I e II; Opressão em Gestalt Terapia; Teoria da Neurose I, II e III; Sofrimentos emocionais agravados I e II e Teoria da Psicose; Postura ética do gestalt terapeuta, Pensamento Clínico Processual I e II.

Módulo III - Dinâmica da Teoria e da Prática Clínica da Gestalt-terapia

Neste módulo os alunos cursam disciplinas que, além da teoria, viabilizam a aplicabilidade de intervenções práticas específicas à atuação nas diversas atividades da psicologia, com sustentação na instrumentação do suporte do profissional de forma gestáltica. Há um desenvolvimento metodológico processual, que se inicia a partir da percepção nos contatos preliminares com a clientela e que possibilita a compreensão diagnóstica para a execução interventiva em cada situação profissional. O conhecimento e a utilização dos experimentos clínicos contemplam as diversas modalidades de intervenções necessárias à prática da Gestalt Terapia. O aprendizado dessa experimentação clínica é sustentado por metodologia vivencial em experiências didáticas de atendimento clínico.

Disciplinas: Campo contemporâneo e Gestalt Terapia; O gestatl terapeuta nas Políticas Públicas de Saúde; Instrumentação da Awareness suportiva do terapeuta; Experimentos como intervenção terapêutica; Intervenção com Grupos; Intervenção com Casais; A criança do terapeuta; Sonhos e Gestalt Terapia; Corporeidade e Gesattl Terapia; Ecopsicologia e Gestalt Terapia e Finalização de Processo Clínicos. Além destas disciplinas, este módulo contempla mensalmente a Orientação da Prática Clínica, onde os alunos realizam atividades práticas do seu exercício profissional que disponibilizam suporte ao desenvolvimento e aperfeiçoamento na formação do gestalt terapeuta.

Módulo IV - Técnico-experiencial

Este módulo contempla atividades vivenciais em formato terapêutico grupal (nomeados workshops residenciais) que promovem o compartilhamento e a compreensão dos processos pessoais dos terapeutas em formação, possibilitando maior reflexão e aprimoramento da utilização das intervenções clínicas em Gestalt Terapia.

Disciplinas: Workshops (em número de seis no decorrer dos três anos).

Trabalho de Conclusão de Curso: É a atividade que conclui o Curso de Formação Plena dando consistência à capacidade de reflexão e elaboração teórica da prática profissional clínica em Gestalt-terapia, através de produção acadêmica com relevância social e científica aderente à realidade brasileira. É orientada por profissionais professores com experiência na temática escolhida pelo aluno.

 

Destinado a: 
Especificamente para psicólogos e alunos da última fase do Curso de Psicologia.
Duração: 
03 anos - 36 encontros mensais, sendo 30 encontros de 12 horas e 06 encontros (workshops de 16 horas). Além dos encontros mensais o aluno terá mais 92 horas de exercício profissional relativo às disciplinas de Estágio Clínico Orinetado e a confecção de trabalho de conclusão de curso, totalizando 600 horas.
Horário: 
O curso ocorre em um final de semana fixo todos os meses, da seguinte forma: Sexta-feira das 18:30 às 22:30 horas e sábado das 09:00 às 18:30 horas (nos workshops: sábados e domingos das 09:00 às 18:30 horas).
Valor mensal: 
R$ 550,00
Início da próxima turma: 
27 e 28 de abril de 2018 – esta turma acontecerá no 4º final de semana de cada mês, durante os 03 anos de curso.
Seleção: 
Os interessados em se candidatar para a turma de 2018 podem realizar a sua inscrição através deste site e a seleção será realizada em fevereiro e março de 2018.

Informe Revista Eletrônica Aw@re

Caros colegas,

Está disponível a segunda edição da Revista Eletrônica Aw@re. O acesso esta disponível através do site http://comunidadegestaltica.com.br/revistas

Entre e conheça nossas novas publicações!

Angela Schillings Editora Geral

Contato

Rua Irmão Joaquim, 169 - Centro
88.020-620
Florianópolis - SC - Brasil

Fone/Fax: +55 (48) 3222 7777

centro@comunidadegestaltica.com.br

CRP: 012/0113-PJ