Home

Nossa Clínica

Clínica Social e Comunitária

A Clínica Social e Comunitária do Comunidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia faz parte de um projeto do Centro, que contempla o interesse em desenvolver atividades que levem a Gestalt-terapia a um espaço social mais amplo e diversificado de inserção da Psicologia Clínica, com o intuito de estender à comunidade de baixa renda a possibilidade de atendimento psicoterapêutico, de forma gratuita. Ela funciona como Clínica-Escola e os atendimentos são efetuados pelos alunos do curso de formação plena em Gestalt-terapia e estagiários da área de Psicologia Clínica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acompanhados e em supervisão por professores e profissionais integrantes do corpo clínico da instituição.

Esta iniciativa faz parte da postura socialmente responsável e promotora de cidadania do Centro, inserido na comunidade, assim como da prestação de serviços da Psicologia como profissão, ligada à área de saúde pública e sua interface com a Gestalt-terapia. A realização de atendimentos psicoterapêuticos gratuitos no nosso Centro também tem como objetivo dar sustentação à formação de alunos de Psicologia e de Psicólogas e Psicólogos no processo de habilitação como terapeutas gestálticos, no que tange ao aperfeiçoamento dos conhecimentos e habilidades necessários à prática nesta abordagem.

O perfil socioeconômico da população atendida pela Clínica Social e Comunitária é estabelecido através de parâmetros que concedam vaga para atendimento a pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade financeira e não possam arcar com as despesas relacionadas ao pagamento de psicoterapia em clínica particular. Para tanto, são efetuadas entrevistas de triagem que buscam identificar se o inscrito se encontra no perfil socioeconômico estabelecido pela instituição; em caso positivo, a pessoa inicia seu processo de psicoterapia. Inicialmente, os atendimentos possuem um período de 01 (um) ano de duração, podendo ser estendido, caso haja real necessidade.

As inscrições acontecem na secretaria do Centro, presencialmente ou por telefone. Os atendimentos são efetuados de acordo com a ordem de inscrição e pode obedecer a uma sazonalidade de abertura e fechamento, visando manter um número de inscritos compatível com o ritmo possível de atendimentos a serem desenvolvidos, para evitar que a pessoa fique aguardando por tempo indeterminado. A Clínica Social e Comunitária do Comunidade Gestáltica – Clínica e Escola de Psicoterapia, funciona de segunda a sexta no horário comercial para as inscrições e para os atendimentos os horários podem ser flexibilizados.

Horário de Funcionamento
  • Segunda-feira: 9:00 – 18:00
  • Terça-feira: 9:00 – 18:00
  • Quanta-feira: 9:00 – 18:00
  • Quinta-feira: 9:00 – 18:00
  • Sexta-feira: 9:00 – 18:00
  • Sábado: Somente para cursos
  • Domingo: Somente para cursos
Contate-nos

Dúvidas? Imprevistos? Sugestões?
Entre em contato conosco!