Home

>

Angela Schillings, Diretora e Responsável Técnica

Sou Angela Schillings, psicóloga e diretora do ComUnidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia. Sou mineira, formada em Psicologia em 1978 pela FUMEC, Belo Horizonte – MG. Desde 1982 moro em Florianópolis, ano em que entrei na UFSC como professora do Depto. de Psicologia e que comecei minha formação em Gestalt Terapia pelo Centro de Gestalt Terapia de São Paulo. Sou também Mestre em Psicologia pela UFSC e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia.

Meu trabalho como psicoterapeuta é voltado ao atendimento de adultos nas modalidades: individual, casal, família e grupos. Também me dedico ao estudo e a prática da psicoterapia com pessoas que possuem diagnósticos nomeados pela psiquiatria de Transtornos e os quais nomeio de Sofrimentos Emocionais Agravados, tais como: Bipolar, TOC, Borderline, entre outros. Tenho vários escritos em Gestalt Terapia em publicações da nossa abordagem. Fui precursora da Gestalt Terapia em Florianópolis, onde participei e criei instituições clínicas e de ensino da Gestalt Terapia e, já há mais de 10 anos tenho minha própria instituição que é o Comunidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia, onde diversos Gestalt-terapeutas daqui e de várias partes do Brasil fazem parte da minha equipe. Sou psicoterapeuta há 40 anos e formadora de Gestalt-terapeutas, desde 1989.

Também sou docente em várias instituições brasileiras de GT. Considero que a Gestalt Terapia nos possibilita trabalhar de forma consistente e respeitosa com as pessoas que nos procuram com o objetivo de compreender e reorganizar suas situações de vida de forma mais harmônica.

angela@comunidadegestaltica.com.br

CRP: 12/00080

Nossa Equipe

Equipe Docente

Arlene Nunes

CRP: 12/04000
arlenenunes@gmail.com

Mestre em Nutrição pela UFSC com a dissertação: Transtornos Alimentares na visão de meninas adolescentes de Florianópolis: uma abordagem fenomenológica (2007). Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalten e Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (2004), Psicóloga pela Associação Catarinense de Ensino (2002). Atendimento clínico de adolescentes, adultos, terceira idade, Transtornos alimentares e Obesidade, na cidade de Joinville, SC. Pesquisadora e palestrante na área de Transtornos alimentares e Obesidade em Gestalt Terapia. Autora do capítulo "Compreendendo transtornos alimentares sob a óptica da Gestalt-terapia" do livro "Transtornos Alimentares: uma visão gestáltica" (SP: Livro Pleno, 2007). Professora e Supervisora de Estágio do Depto. de Psicologia da Universidade da Região de Joinville das disciplinas de Psicopatologia, Psicologia Clínica (Gestalt-terapia) e Estágio Curricular Supervisionado (Psicologia Clínica). Professora e Supervisora Clínica no Curso de Especialização em Gestalt Terapia ministrado no ComUnidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia.

Ana Maria de Veiga Lima

CRP: 12/09907
anaveigalima@gmail.com

Psicóloga graduada pela UFSC. Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP e Gestalt-terapeuta pelo Comunidade Gestáltica – Clínica e Escola de Psicoterapia,Florianópolis/SC, Pertence a Equipe de supervisores e professores da Escola do Comunidade Gestáltica.É psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos,realizando também orientação a pais. Também trabalha com Orientação Profissional para jovens e adultos, Projetos de Vida e de Carreira.

Ana Trevisan

CRP: 12/07125
anatrevisandoyoga@gmail.com

Psicóloga formada em 2007, especialista em Psicologia Clínica e Gestalt Terapia desde 2013. Atende individualmente adultos, gestantes, crianças e realiza orientação para pais. Além disto, trabalha como assistente de turma nos cursos de formação do Comunidade Gestáltica e na coordenação do grupo de psicoterapia chamado "Corpo em Terapia: um grupo de yoga e gestalt terapia" que acontece semanalmente no Comunidade.

Angela Schillings

CRP: 12/00080
angela@comunidadegestaltica.com.br

Sou Angela Schillings, psicóloga e diretora do ComUnidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia. Sou mineira, formada em Psicologia em 1978 pela FUMEC, Belo Horizonte – MG. Desde 1982 moro em Florianópolis, ano em que entrei na UFSC como professora do Depto. de Psicologia e que comecei minha formação em Gestalt Terapia pelo Centro de Gestalt Terapia de São Paulo. Sou também Mestre em Psicologia pela UFSC e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia.

Célia Cristina Bandeira

CRP: 12/02510
ccrisbandeira@gmail.com

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e mestrado em Engenharia de Produção (empreendedorismo) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui formação em trabalho de grupo (2015), pelo IGTB e é especialista clinica em Gestalt-Terapia (2003). Como psicóloga clinica atende adultos, casais e famílias, pacientes oncológicos e enlutados. É professora e supervisora permanente do curso de Especialização do Comunidade Gestáltica, Clinica e Escola. Consultora em gestão de pessoas. Consultora do SEBRAE. Docente e orientadora nas áreas de psicologia organizacional e clínica.

Cláudia Lins Cardoso

CRP: 12/16185
clins.rj@gmail.com

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1994) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência nas seguintes áreas: psicologia clínica, abordagem gestáltica, psicologia da saúde, psicologia da comunidade, pesquisa fenomenológica e atenção primária à saúde. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial do Departamento de Psicologia (lato sensu) – FAFICH/UFMG. Gestalt-terapeuta e supervisora. Tutora do PET-Saúde/GraduaSUS.

Elise Haas

CRP 12/08603
Email

Psicóloga clínica, graduada pela UFSC (2007), com especialização em Gestalt-terapia pelo Comunidade Gestáltica – Clínica e Escola de Psicoterapia (2012). Atua em Florianópolis (SC) como psicoterapeuta de adultos, professora e orientadora de prática clínica e de TCC em Gestalt-terapia no Comunidade Gestáltica – Clínica e Escola de Psicoterapia.

Fabiano Miguel Valério

CRM-SC: 13465
fmvalerio@gmail.com

Formado em medicina em 2002 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (Fundação Municipal de Saúde de Niterói/Universidade Federal Fluminense). Terceiro ano de residência médica no programa de reabilitação psicossocial para população em situação de rua com transtornos mentais maiores e ambulatório no Projad (Projeto de pesquisa e assistência a usuários de drogas) no IPUB (Instituto de Psiquiatria da UFRJ). Foi preceptor da Residência Médica do IPq-SC nos serviços de emergência e ambulatório de dependência química. Trabalhou em diferentes serviços de urgência e emergência psiquiátrica públicos e privados; em serviços ambulatoriais públicos, incluindo NASF e matriciamento. Diretor técnico do Hospital Santa Teresa, entre fevereiro de 2012 e setembro de 2014. Atualmente trabalha como psiquiatra em Hospital Geral e com psiquiatria clínica em atendimentos individuais.

Gisleide Sena

CRP: 06/134357
sena.gisleide@gmail.com

Psicóloga Clínica. Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da USP, Gestalt-terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae, Docente e Diretora do Instituto Quilombo Gestáltico. Atende adolescente, adultos e idosos. Trabalha com as questões raciais e Gestalt- terapia.

Jorge Ponciano Ribeiro

CRP: CRP: 01/496
jorgeponcianoribeiro@yahoo.com.br

Graduado em filosofia, em teologia, é psicólogo clínico, Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma/Itália, Professor Titular Emérito da Universidade de Brasília/DF e da Unimontes/MG. Dois Pós-doutorados na Inglaterra. Formação didática em Psicoterapia Analítica de Grupo e em Gestalt-Terapia. Autor de onze livros e de capítulos de livros, publicados no Brasil e no exterior. Entre eles: “ Gestalt-terapia. Refazendo um Caminho”,“Holismo Ecologia e Espiritualidade”, “Conceito de Mundo e de Pessoa em Gestalt-terapia, Psicoterapia: teorias e técnicas Psicoterápicas”. Charter Member do The International Gestalt Therapy Association. “Fundador e Presidente do Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília/DF.

José Amâncio dos Santos Neto

CRP: 05/3989
joamsane@gmail.com

Psicólogo Clínico formado pela UGF-RJ (1979); Formação em Gestalt Terapia pelo Instituto de Gestalt Terapia do Rio de Janeiro (1987); Especialização em Psicossomática pela UGF-RJ (1999); Formação em DMP com Dr. Roger Woolgler ( PhD), pela Woolgler Training Brasil (2005); Organizador do I Congresso de Gestalt Terapia do RJ (2005) e Organizador do XI Encontro Nacional e Congresso Nacional de Gestalt Terapia no RJ (2007); Diretor e Responsável Técnico da Clínica Ser Psicoterapia – RJ; Psicoterapeuta de adultos, família e grupos em vários estados do país e terapeuta e coordenador de workshops enquanto processo e construção de grupos em suas formas de contato.

Karol Maes

CRP: 12/12482
karolmaes.psico@gmail.com

Sou Psicóloga, graduada na Universidade Federal de Santa Catarina. Um período desta formação foi realizado na Universidade de Coimbra, Portugal. Faço Pós Graduação no Curso de Especialização em Psicologia Clínica e Gestalt Terapia. Sou Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos. Atendo na clínica Comunidade Gestáltica (Florianópolis) e em consultório particular (São José). Também trabalho com Psicologia Intercultural na empresa World Study.

Lika Queiroz

CRP: 03/00824
likaqb@uol.com.br

Professora da Universidade Federal da Bahia e supervisora de estágio na área clínica e hospitalar no modelo de Psicoterapia Breve na abordagem gestáltica. Gestalt- terapeuta, trabalha com adultos nas modalidades: individual e grupal. Cofundadora do Instituto de Gestalt-terapia da Bahia. Mestre em Psicologia Social pela UFBA (2012), Psicóloga formada pela PUC/SP em 1975, com cursos de Especialização em Psicologia da Personalidade e Psicologia do Desenvolvimento (UFRS) e Psicologia Social (UFAL). Especialista em Psicologia Clínica (CRP-03), Formação em Gestalt Terapia com Maureen Miller, Francisco Huneus e Adriana Sculk. Formação em Facilitação de Grupos na Abordagem Centrada na Pessoa com Carl Rogers e staff do Center for Studies of the Person.

Lílian Meyer Frazão

CRP: 06/0550
lilian.frazao@uol.com.br

Psicóloga pela USP (1973); Mestre em Psicologia Clínica pela USP (1983). Foi uma das pioneiras da Gestalt Terapia no Brasil, iniciando seus trabalhos na década de 70. Desde essa época, leciona Gestalt Terapia no Instituto Sedes Sapietiae, na Universidade de São Paulo e em diversos Institutos de Gestalt Terapia no Brasil. Organiza e participa de atividades de fomento ao desenvolvimento e aprofundamento dessa abordagem em São Paulo, no Brasil e no exterior. Participou como treinadora do International Gestalt Therapy Net Work ? Gtin na França e no México; foi diretora fundadora da International Gestalt Therapy Association ? IGTA e sócia fundadora da Associação Brasileira de Psicoterapia - ABRAP. Além de psicóloga clinica, escreve e publica artigos em revistas e capítulos em livros.

Luiza Gutz

CRP 12/07036
Email

Meu nome é Luiza Gutz, Gestalt-terapeuta e especialista em Psicologia clínica desde 2012 pelo Comunidade Gestáltica. Mestra em Psicologia social pela UFSC e especialista em atenção à saúde da pessoa idosa pelo NETI/UFSC. Atuo como assistente de turma, orientadora de prática clínica e docente no curso de Formação Plena em GT no Comunidade Gestáltica.

Marco Aurélio Bilibio

CRP: 01/3856
marcoecopsi@gmail.com

Psicólogo Clínico há vinte anos, possui orientação claramente fenomenológica. É Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2005), atualmente cursando Doutorado em Desenvolvimento Sustentável (com finalização para 2012), também na UnB, na proposição de um diálogo entre a Ecopsicologia e a Abordagem Gestáltica. Pioneiro na apresentação de trabalhos em Ecopsicologia e Gestalt nos Congressos Nacionais e Internacionais de Gestalt Terapia.

Marcus Cézar Donha

CRP: 06/3389-9
mcramires@uol.com.br

Psicólogo Clinico; Gestalt-terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP); formação em Psicologia Analítica com Alberto Lima, mestre em Psicologia Clinica – PUC/SP, especialização em casal e família pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Professor universitário por cinco anos. Professor convidado pela Opus Psicologia e Educação Ltda. Atende adolescentes, adultos e casais bem como supervisão clínica.

Mônica Botelho Alvim

CRP: 05/39680
mbalvim@gmail.com

Psicóloga (1990), Mestre em Psicologia (2000) e Doutora em Psicologia (2007), todos pela Universidade de Brasília (UnB). Também é Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP e em Psicoterapia de Grupos em Gestalt Terapia pelo ITGT, com Jorge Ponciano Ribeiro (1996). Professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atua como docente no Ensino Superior desde 1999. É membro fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília. Tem produção bibliográfica no Brasil e no exterior e é membro do corpo editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Pesquisadora vinculada ao NIPIAC- Núcleo de Pesquisa para a Infância e Adolescência e ao NEIFECS - Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas.Possui ainda atividades de extensão universitária com jovens de comunidades cariocas e pesquisa temas da juventude e da clinica na comunidade no campo das relações entre psicologia, fenomenologia e arte.

Paulo Barros

CRP: 20/05796
paulobarross@outlook.com

Psicólogo/Gestalt-terapeuta (UFRR) e Sexólogo (Centro Universitário de Araraquara/SP). Realizou Mobilidade Acadêmica na no período de 2011 a 2012 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação em Coimbra/Portugal. Coordenador do Instituto de Gestalt-terapia de Roraima (IGTRR) e Psicólogo Responsável do Núcleo de Atendimento LGBTQI+ (@nucleolgbtqi). Professor Convidado em especializações e formações em Gestalt-terapia no Brasil.

Selma Ciornai

CRP: 06/55380
sciornai@terra.com.br

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica pela Saybrook Graduate School and Research Center, EUA (1977), Mestre em Arte Terapia pela Califórnia State University (1980) e Bacharel em Humanidades - Sociologia/Antropologia e Artes Criativas pela Universidade de Haifa, Israel(1976). Gestalt terapeuta pelo Institute of San Francisco(EUA). Docente no Instituto Sedes Sapientiae do Curso de Especialização em Gestalt terapia por mais de 10 anos, foi uma das fundadoras do Instituto de Gestalt de São Paulo fazendo parte atualmente da equipe docente e da coordenação acadêmica. Possui o título de membro profissional credenciado (ATR) da Associação Americana de Arteterapia. Em 1989 fundou o Curso de Arteterapia Gestáltica no Instituto Sedes Sapientiae, no qual ainda é docente, e supervisora. Organizadora e co-autora da série "Percursos em Arteterapia" e de "Gestalt terapia, Psicodrama e Terapias Neo-Reichianas: 25 anos Depois", ambos da Summus, sua pesquisa de doutorado "Da Contracultura à Menopausa: Vivências e Mitos da Passagem" foi publicada em 1997. Tem trabalhos sobre Gestalt terapia, Mitologia pessoal e questões da contemporaneidade publicados em várias revistas tanto nacionais como no Gestalt Journal (1995), Gestalt Review (1998, 1999) Cahiers de Gestalt Therapie (1999, 2003) , Figura-Fondo (2005, 2007) e Enfoque Gestáltico (2007).

Silvia Ivancko

CRP: 06/15154-7
silviaivancko@silviaivancko.com.br

Psicóloga clínica há 35 anos. Mestre em Psicossomática e Psicologia Hospitalar pela PUC-SP. Especialista em Psicossomática Chinesa pelo Instituto Internacional de Medicina Tradicional Chinesa Brasil-Pequim; Especialista em Psicossomática pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos - IBEHE (UNAERP). Especialista em Psiconeuroimunologia e também em Diagnose e Terapia de Stress, ambos pelo Instituto Paulista de Stress, Psicossomática e Psiconeuroimunologia (IPSPP); Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP). Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae-SP.Co-autora dos livros: “Prevenção e manutenção da saúde através da compreensão do Órgão de Choque”; “E o tratamento se inicia na Sala de Espera”, “Relação Médico-Paciente”.