Traumas são eventos para os quais o indivíduo ou grupo não têm o suporte interno necessário para integrá-los, gerando interrupções de contato, que vão ter um impacto nos campos fisiológico, emocional e cognitivo de suas vítimas. Trabalhar com situações traumáticas exige, do Gestalt-terapeuta, um conhecimento técnico dos aspectos neurofisiológicos envolvidos na dinâmica traumática, dos recursos corporais necessários para esse manejo, assim como a delicadeza da construção do vínculo no contexto de traumatização.
Brito, M.A.Q. (2020). O trauma segundo o enfoque da Gestalt-terapia. In: Frazão, L.M., Fukumitsu, K.O.(Orgs) Enfrentando crises e fechando Gestalten. S. Paulo:Summus.
_________(2020). Reflexões terapia e Abordagem Gestáltica (Org) Olhares da Gestalt-terapia para a situação de pandemia.. Coleção:Vozes em letras, v.1. Curitiba: CRV.
Joyce, P., Sills, C. (2016) Técnicas em Gestalt: aconselhamento e psicoterapia. Petrópolis: Vozes.
Ross, G. (2014). Do trauma à cura. São Paulo: Summus.
Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz) – CRP 03/824
Mulher branca, cis, heterossexual. Mestre em Psicologia Social (UFBA). Especialista em Psicologia Clínica (CFP). Professora e supervisora récem aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Fundadora e diretora do Instituto de Gestalt-terapia da Bahia. Fez parte do primeiro grupo de Gestalt-terapeutas do Brasil, na década de setenta, tendo implantado a abordagem em vários estados. Docente de cursos de pós-graduação Lato sensu e formações em Gestalt-terapia, além de ministrar cursos sobre temas diversos na abordagem em vários Institutos do Brasil. Criadora da metodologia Reconfiguração do Campo Familiar: um enfoque gestáltico transgeracional. No Brasil desenvolveu a metodologia do trabalho com a caixa de areia na Abordagem gestáltica. Criadora e coordenadora da primeira formação no Brasil sobre o trabalho com situações traumáticas individuais e coletivas sob o enfoque da Gestalt-terapia. Tem artigos e capítulos publicados sobre a abordagem. Supervisiona psicoterapeutas nas áreas clínica, clínica ampliada e hospitalar na Abordagem Gestáltica. Foi fundadora e vice-presidente do Instituto de Gestalt-terapia do Nordeste. Membro fundador e vice-presidente da primeira diretoria da Associação Brasileira de Gestalt-terapia. Membro do Colégio Internacional de Terapeutas.
R$ 400,00